A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com o IDR-PR inicia os preparativos para a realização da Feira do Produtor Rural. Nessa segunda-feira, 28/06, a Diretora de Departamento da SMAPA, Inara Correa de Almeida e Ana Carolina Almeida do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) estiveram nas comunidades de Pinhal, Pinta, Corriolinha e Jacaré em visita de identificação de pequenos produtores rurais que fazem artesanato, doces caseiros e produtos manuais.
O objetivo é valorizar a identidade local e estimular a comercialização de produtos da região, gerando ocupação produtiva para obtenção de renda e melhorar a qualidade de vida das famílias do campo.
Mantendo a tradição artesanal familiar o senhor Francisco Stresser, seleiro há 50 anos, conseguiu transmitir ao filho Samuel o gosto pela produção e recuperação de peças como laços, chicotes, arreios, selas personalizadas e demais assessórios. Reconhecidos pelo capricho na produção das peças pai e filho comercializam os produtos dentro e fora do município.
Na comunidade do Jacaré a Adeni de Moura é doceira de mão cheia, vende seus doces de mamão, mandioca, abóbora, leite, para os vizinhos e quer expandir a produção para gerar uma renda extra em casa, assim como a Eliana Ramos de Paula, do Corriolinha, que faz peças de decoração em crochê.
O marceneiro Adielson Rutz mora no Jacaré e encontrou na marcenaria a realização profissional e pessoal, mantendo-se no campo junto com a família. Tudo começou com a produção de uma tábua de carnes encomendada pela tia Nanci Rutz que reconhece a importância da permanência dos mais jovens no interior, lugar de aconchego, tranquilidade e que desponta como ambiente favorável de desenvolvimento e oportunidade pela gestão.
Acompanhe todas as notícias e informações pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura: no site: riobrancodosul.pr.gov.br, no Facebook:prefeituraderiobrancodosul e no Instagram: prefeitura_rbs