Atenção produtor rural! Fique atento ao prazo de agendamento da vacinação contra a brucelose!
Todas as fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses devem ser vacinadas, o prazo para agendamento vai até 30 de junho. A medida é obrigatória e semestral.
Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos. Os produtores inadimplentes também ficam passíveis de autuação e multa.
A imunização é importante para garantir a sanidade do rebanho, diminuindo as perdas econômicas na propriedade. A brucelose também causa abortos, baixos índices reprodutivos, diminuição na produção de leite e queda de produtividade.
Além disso, é uma zoonose que pode ser transmitida ao ser humano, por contato direto e indireto com animais e seus produtos derivados contaminados. Entre os sintomas nas pessoas estão dores de cabeça e nas articulações, febre, cansaço, sudorese, impotência sexual, esterilidade e aborto.
O agendamento da vacinação contra brucelose pode ser feita na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que fica na Rua Paraná nº21, próxima à Unidade de Saúde Central.
O telefone do setor é o 3973-8108.
Acompanhe todas as notícias e informações pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura: no site: riobrancodosul.pr.gov.br, no Facebook:prefeituraderiobrancodosul e no Instagram: prefeitura_rbs