O Conselho Municipal de Saúde se reuniu na última terça-feira, 18, na Câmara de Vereadores, para sua reunião ordinária mensal. Entre os temas abordados destaca-se a proposta de inserção do município no Programa de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada, do Governo do Estado.
A medida vai ao encontro do plano de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, que desde o início da gestão identificou a necessidade de ordenar o atendimento especializado para pacientes com doenças do aparelho respiratório, sejam elas de média e alta complexidade, que precisem do uso de oxigênio.
A partir desse trabalho inicial foram tomadas as providências necessárias para estruturar o Hospital Municipal, destinando uma ala específica, onde foram instaladas redes de distribuição de oxigênio entre os leitos, obtidas por meio de doação na campanha solidária Rio Branco pela Vida.
As mudanças, que atendem todas as normas técnicas, favoreceram diretamente na manutenção da vida dos pacientes e facilitaram o trabalho dos profissionais da saúde, que antes, precisavam carregar até os leitos os pesados cilindros até as enfermarias e quartos.
Com a inserção do município no Programa de Oxigenoterapia Estadual o objetivo é melhorar o acesso aos pacientes dependentes de oxigênio domiciliar programado ou provisório, que tenham complicações pulmonares ou que desenvolvam, devido à Covid-19. Desta forma, pessoas que após alta hospitalar dependam de oxigênio para sobreviver, receberão o cilindro em casa, por meio do acompanhamento do concentrador estadual, órgão responsável por este atendimento, oferecendo treinamento sobre o uso do equipamento e a troca quando necessária. Para ser inserido no programa o paciente deverá preencher ficha cadastral, contendo assinatura e carimbo do médico, que fará a prescrição da Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada e Preenchimento de formulário de Comprovação da necessidade de Uso de Equipamento.
A partir daí, a Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato com o Governo do Estado, que disponibilizará a tecnologia mais adequada ao quadro clínico da pessoa.
Assuntos relevantes de saúde pública como este são discutidos frequentemente pelo Conselho Municipal de Saúde, o qual se reúne toda 3ª terça-feira do mês, na Câmara Municipal, a partir das 14 horas. O encontro é aberto à participação da comunidade.
Acompanhe todas as notícias e informações pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura: no site: riobrancodosul.pr.gov.br, no Facebook:prefeituraderiobrancodosul e no Instagram: prefeitura_rbs