Já está em andamento o projeto piloto da secretaria de Educação para a volta às aulas na rede pública municipal de Rio Branco do Sul. As atividades iniciaram nesta segunda-feira, 17, de forma escalonada, apenas três alunos por turma e após consulta realizada com todos os pais das crianças matriculadas no sistema de ensino.
“Esta é a primeira fase da volta às aulas em nossa cidade e tudo está sendo minuciosamente programado em comum acordo com os pais e responsáveis pelos nossos alunos, sempre respeitando a opinião e a necessidade de cada criança que está matriculada nas nossas unidades”, explicou a Prefeita Karime Fayad.
De acordo com a secretária de Educação, Sara Regina Amorim, os alunos irão permanecer na escola por um período de 1h30 para receber apoio pedagógico principalmente para as disciplinas de Português e Matemática. “Com esta ação projetamos recuperar o conteúdo perdido no ano passado com o foco na alfabetização dos nossos alunos”, explicou.
Este retorno está acontecendo inicialmente para os alunos matriculados do 1º ao 5º ano, sendo três alunos por turma, que permanecem por 1h30 em sala de aula. “Organizamos desta maneira para poder atender bem e com qualidade nossos alunos, respeitando os protocolos de biossegurança em função da pandemia”, informou a diretora do Departamento de Ensino, Maynara Schmidt Diaz.
Apoio Pedagógico
Conforme o cronograma, três alunos recebem o apoio pedagógico das 8h às 9h30, vão embora e durante uma hora é realizada a higienização dos ambientes, para a chegada dos outros três alunos que terão aula das 10h30 às 12h. O mesmo acontece no período da tarde, ou seja, das 13h às 14h30, uma turma de três alunos participam da aula, com intervalo para limpeza, e das 15h30 até às 17h, outra turma assiste a aula.
Segundo a diretora Maynara, cada unidade de ensino estabeleceu o seu próprio cronograma de volta às aulas, de acordo com a realidade de cada escola. “Este foi um modelo inicial o qual pode ser adaptado. Também orientamos os pais que, como os alunos irão permanecer por apenas uma hora e meia na escola, não será fornecido o lanche no local, o qual eles vão continuar recebendo através do kit de alimentação já entregue desde o início do ano”, esclareceu.
A secretaria informou ainda, que a volta às aulas para as demais modalidades de ensino, como a Educação Infantil, também está sendo programada. “Vamos analisar o resultado desta volta às aulas dos alunos do Ensino Fundamental, faremos a consulta aos pais e iremos programar uma escala conforme a adesão de cada família”, afirmou a secretária de Educação, Sara Regina Amorim.
Atividades Remotas
Para completar, a secretaria comunicou que os alunos que seguem com as atividades remotas, continuam com os cadernos de atividades e o mesmo se dá para os que estão nesta primeira fase do ensino presencial, que estão complementando as tarefas com o apoio pedagógico.
Também neste primeiro momento, de caráter experimental, não vai ser possível ofertar o transporte escolar aos alunos, por conta do pouco tempo que eles irão permanecer em sala de aula, que será de 1h30, sendo assim, a logística não fica viável para levar e trazer cada grupo.
Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos as famílias podem procurar a unidade de ensino que o aluno está devidamente matriculado.
Acompanhe todas as notícias e informações pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura: no site: riobrancodosul.pr.gov.br, no Facebook:prefeituraderiobrancodosul e no Instagram: prefeitura_rbs
Fotos: Fabiano Alves/PMRBS