Há 14 anos, foi implantado em Rio Branco do Sul o programa Bombeiro Comunitário, uma alternativa disponibilizada pelo governo do estado para os municípios que não dispunham desta estrutura e precisavam do serviço de defesa civil para atender as necessidades da população, como conter um incêndio residencial ou ambiental com rapidez e atuar em situações de salvamento, acidentes de trânsito, resgate e salvamento, e ações de defesa civil, desastre climáticos como vendavais, enchentes, deslizamentos, desabamento de residência, entre outros.
O posto do Bombeiro Comunitário iniciou em 14 de março de 2007, na Rua Manoel Muller da Siqueira, no antigo barracão da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná).
O projeto começou com um veículo, com um conjunto de equipamento, como: tanque com capacidade para 5 mil litros de água, bomba de incêndio, canhão de água e outros itens para combate a incêndio. Hoje, conta com três veículos, sendo dois caminhões de combate a incêndio, e equipado com materiais de resgate e salvamento, incluindo o equipamento de Desencarceramento de vítimas presas, nos casos de acidentes de trânsito e uma camionete L200 pra dar um atendimento mais rápido, explica o Bombeiro Geferson Veloso.
A equipe é composta por 14 bombeiros, divididos em 3 equipes de escala, cada dia 4 deles ficam de prontidão, 3 saem para os atendimentos e 1 permanece no quartel operando o rádio comunicador.
Fazem parte da equipe os bombeiros: Geferson, Bonfim, Claudemir, Diego, Ribeiro, Osiel, Rogelio, Maurício, Hilmann, Djalma, Rangel, Valdir, Eurico e Edson.
A Prefeitura de Rio Branco do Sul parabeniza estes profissionais pelo trabalho de qualidade e excelência, reconhecido por toda população rio-branquense.
Acompanhe todas as notícias e informações pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura: no site: riobrancodosul.pr.gov.br, no Facebook:prefeituraderiobrancodosul e no Instagram: prefeitura_rbs
Fotos: Divulgação/PMRBS