NOTA OFICIAL
O Município de Rio Branco do Sul, através da Comissão de Avaliação de Progressão do Magistério Público Municipal, vem repudiar veementemente o conteúdo falacioso e calunioso que tem sido compartilhado nos aplicativos de mensagens nas últimas semanas acerca de supostas irregularidades no processo de validação dos certificados para a outorga de progressão na carreira do magistério municipal.
Isso porque a comissão seguiu e segue rigorosamente os trâmites legais, balizada pelos princípios públicos, fundamentalmente, impessoalidade e eficiência, portanto, esclarecemos que a Comissão validou apenas àqueles certificados apresentados pelos docentes que detêm o reconhecimento dos órgãos municipal e federal, quais sejam, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Ministério da Educação (MEC). Ressaltamos, ainda, que sequer houve denúncias que colocassem em xeque essa avaliação.
Com isso, reforçamos que diante de qualquer irregularidade e/ou ilegalidade afeta a esse ou outro procedimento público é direito de todo cidadão denunciá-las imediatamente às autoridades municipais competentes, e que para tanto constitui dever da Administração apurá-las e se identificadas condutas ilícitas, punir os seus responsáveis.
Por último, acrescemos que a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, para além de configurar crime, não contribui em nada para o avanço social e só nos distancia de uma sociedade livre, bem informada e democrática.
Comissão de Avaliação de Progressão do Magistério Público Municipal.
Rio Branco do Sul, 15 de março de 2022.