A Prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, assinou nesta quarta-feira, 28, na abertura da Feira do Agricultor, o projeto de Lei, para encaminhar a Câmara de Vereadores, para a criação do Programa Feira de Votuverava. “Queremos e vamos levar abastecimento bom e de qualidade para a nossa população, além de gerar emprego e renda para os produtores que irão participar deste programa”, anunciou a prefeita.
Durante a solenidade de início do evento, que é uma iniciativa da Prefeitura de Rio Branco do Sul, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e acontece entre os dias 28 e 29 de julho, das 9 às 18h, Karime Fayad, acompanhada de diversas autoridades destacou que a Feira foi idealizada para festejar e valorizar os produtos da terra rio-branquense.
“Nosso objetivo é comemorar o Dia do Agricultor, celebrado anualmente hoje e muito mais do que isso, evidenciar os produtores rurais, a identidade local e estimular a comercialização dos nossos produtos regionais, em um ambiente acolhedor e familiar”, disse a Prefeita.
Na Praça do Vila Velha, estão montadas estruturas com diversas barracas, divididas em gêneros alimentícios diversos e respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19. Os participantes são em sua maioria agricultores familiares.
O evento é uma iniciativa relevante para beneficiar estes agricultores e estimular a retomada da economia nesse período de enfrentamento da pandemia e conta com produtos como mandioca embalada, abóbora, hortaliças, pinhão, kit sopa, doce de frutas, conservas, pães, bolachas, mel e derivados, quentão, defumados, artesanato em MDF, em madeira, crochê, entre outros.
Confira os expositores e os produtos disponíveis para comercialização:
Ebson: Paes bolachas entre outras delícias;
Cooperativa Provale: mandioca, abóbora, pinhão embalados a vácuo;
Grupo de Orgânicos Dois Pinheiros (Campina dos Pintos) – hortaliças em geral orgânicos;
Keli Pinheiro: quentão, suco de uva e geléia;
Adenir: Doce de abóbora, doce de mamão verde, doce de mandioca, doce de leite;
Polaca (Adviga): bolacha caseira de fubá tradicional e leite condensado, pão caseiro;
Nando Matias: Costela defumada, salame tipo italiano, lingüiça colonial defumada;
Tatiane: artesanato crochê, Pano de prato, MDF, bolo;
Maria: costura;
Marcos Soek: hortifruti em geral, doces e conservas;
Silvia: crochê;
Neiri: artesanato em madeira;
Edenilce: rapadura, melado, mel;
Gilmar: banana batata doce, ponkan,pinhão;
Daniel Stresser: queijo, doce;
Rafael: Cachaça artesanal;
Samuel Stresser: Charqueiro e seleiro;
Nathanea: hortaliças.
A Feira também conta com as equipes da secretaria da saúde, do meio ambiente, esporte, a barraca do pastel da Escola do Campo Pernambuco, o caldo de cana, tenda da pamonha e da coxinha de mandioca.
Estavam presentes as seguintes autoridades: vice-prefeito, Airton Nodary, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Glailson Santos, o presidente da Cooperativa Provale, Alcemir Portes, o pároco da Igreja Nossa Senhora do Amparo, Padre Eder Szpak Meiga, vereadores Douglas Bomfim, Professor Du, Miguel Abrão, Ana Flavia e o presidente da Câmara, Danilo Pedroso.
Também participaram o gestor Estratégico de Marketing e Comunicação da prefeitura de Curitiba, Alexander Baer, secretários municipais, representantes de Almirante Tamandaré, do IDR-PR, entre outras autoridades e a população em geral.
Acompanhe todas as notícias e informações pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura: no site: riobrancodosul.pr.gov.br, no Facebook:prefeituraderiobrancodosul e no Instagram: prefeitura_rbs