Terminou a primeira fase de vacinação contra a Brucelose. Neste trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AMAPA) foram vacinados animais em 248 propriedades, somando um total de 978 fêmeas bovinas de 3 á 8 meses de idade.
Esta vacinação é obrigatória e faz parte do Programa Estadual de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Bovina. A brucelose é uma doença endêmica no Paraná e pode ser transmitida para o ser humano por contato com escoriações ou feridas na pele com tecidos animais, sangue, urina, secreções vaginais, fetos abortados e, especialmente, placentas; ingestão de leite cru e produtos lácteos (queijo não pasteurizado) provenientes de animais infectados.
Para garantir a sanidade animal e a proteção à saúde do produtor, é necessário, portanto, vacinar as fêmeas bovinas e bubalinas, com idade entre 3 e 8 meses e comprovada a aplicação uma vez por semestre, de acordo com a Portaria nº 305/2017, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
A vacina deve ser aplicada sob a responsabilidade de um médico veterinário cadastrado na Adapar.
A próxima etapa da campanha contra a brucelose será realizada entre os meses de junho e julho. Para isso, o produtor deve fazer o agendamento o agendamento antecipado junto à SMAPA entre 1º e 31 de maio.
Acompanhe todas as notícias e informações pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura: no site: riobrancodosul.pr.gov.br, no Facebook:prefeituraderiobrancodosul e no Instagram: prefeitura_rbs