20 de fevereiro de 2019- Data histórica para nossa cidade. Aula inaugural do Polo Universitário Professora Rosina Costa de Moraes
A Universidade Aberta do Brasil, Polo Universitário Rosina Costa de Moraes em Parceria com o Instituto Federal do Paraná, iniciou hoje, 20 de fevereiro, suas atividades para os 150 alunos inscritos nos cursos de técnicos de administração, logística, agente de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho.
Durante a apresentação ou aula inaugural realizada no anfiteatro. a Secretaria Municipal de Educação Gislaine S. Dias que não pode estar presente, deixou seu recado através de vídeo. Na mensagem de agradecimento ressaltou o apoio que recebeu do prefeito e dos colegas para implantação do Polo. 
O Prefeito Gibran Johnsson por sua vez, falou da importância da educação para alcançar nossas conquistas e dos desafios que enfrentou junto a sua equipe para implantar o Polo Universitário. Agradeceu o apoio de todas as pessoas envolvidas na realização desse sonho. Estendeu o agradecimento também ao Instituto Federal e seus representantes presentes, por terem vindo para Rio Branco do Sul.
Ressaltou aos presentes que o primeiro passo dentro da Universidade, traz consequências positivas para a nossa vida. A importância pra nós e pra nossas famílias, em nos tornarmos pessoas mais preparadas. 
Destacou os investimentos realizados na educação nos últimos anos que transformaram positivamente as escolas do município. Inclusive, a estrutura da sede do Polo que foi totalmente reformada para receber a instituição e os alunos. Segundo ele a preocupação se dá não só com os Universitários agora recém encaminhados, mas com a educação básica desde a infância. 
Para os 150 alunos, a prefeitura de Rio Branco do Sul deseja força, perseverança e todo sucesso do mundo. Que suas vidas sejam tocadas e transformadas pelo imenso poder da educação e do conhecimento.