As queimadas como são conhecidas popularmente, seja ela de qualquer natureza, de cunho florestal (que são as mais conhecidas) como a queima de galhos, mato seco e árvores, ou do próprio lixo produzido (plástico, lixo orgânico e resto de móveis por exemplo), tende a prejudicar cada vez mais a saúde respiratória de uma cidade, e até causar traumas mais sérios em pessoas que já sofrem de doenças como: rinites, bronquite/asma, sinusites.
A Prefeitura de Rio Branco do Sul está comprometida em trabalhar junto com a população para conscientizar as pessoas do grande problema que são as queimadas.
Com o tempo seco, como o desta época do ano a situação fica ainda pior, porque o fogo tende a se alastrar rapidamente avançando para diversas áreas, podendo causar um grande incêndio de proporções catastróficas em muitos casos. É extremamente importante evitar e prevenir esse tipo de situação, mas também vale a pena ressaltar que queimas mais corriqueiras de lixo no quintal de casa por exemplo, também causam poluição, e são danosas a saúde.
Pode parecer uma situação inofensiva, porém a fumaça liberada neste tipo de queima lança no ar dezenas de substancias tóxicas. Essa fumaça por sua vez está cheia de substancias cancerígenas provenientes da queima dos plásticos, chamadas de dioxinas, além de outras causadoras do efeito estufa, e de doenças respiratórias.
Vamos prevenir com responsabilidade, não queimando materiais como lixo, vegetais secos, dentre outros e também conscientizando as pessoas do grande problema de incêndios florestais.
Seja nosso parceiro: Diga não as queimadas, respeite o meio ambiente e respeite o próximo.
Para maiores informações e possíveis dúvidas, ou denúncias referentes a esse assunto contatar a Secretaria do Meio Ambiente pelo fone: (41) 3973-8166, em caso de focos de incêndio contate o Corpo de Bombeiros pelo 193.