No dia 30/06 várias comissões representativas da educação de Rio Branco do Sul reuniram-se na Câmara de vereadores para discutir e monitorar o Plano Municipal de Educação (Lei 1.098/2015). Estiveram presentes equipes gestoras das escolas municipais e estaduais, conselho tutelar, representante do legislativo e professores eleitos para representar os docentes do município.

Na ocasião a secretária municipal de educação e cultura, Gislaine Slitingg, expôs a trajetória traçada para cumprir a meta 1, a qual consiste em universalizar o ensino para crianças a partir dos 4 anos de idade, como também explicou como se dará o cumprimento da meta 19 ainda esse ano, quando a comunidade escolar poderá escolher democraticamente os seus diretores. Conduzido pela professora Eliana Provenci, do Núcleo Regional de Ensino, o encontro foi extremamente proveitoso e permitiu aos presentes um reflexão sobre os avanços e dificuldades da educação em âmbito nacional e local. Durante todo o ano de 2017 encontros como esse serão proporcionados para as equipes de trabalho, até a audiência pública do PME prevista para o mês de novembro.