Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central, Vila São Pedro, Papanduva e Vila Velha, no último sábado, 22 de outubro, realizando atividades relacionadas à prevenção do câncer de mama e do dolo do útero, como exame preventivo, agendamento de mamografia e informações sobre as doenças.

A equipe da saúde bucal, coordenada pela cirurgiã dentista, dra Cibele Matias Vitoreti, também marcou presença no Outubro Rosa, realizando orientação sobre higiene bucal e prevenção ao câncer bucal, incentivando a realização do autoexame.

A enfermeira Cleia Souza, uma das organizadoras do evento, falou sobre as atividades promovidas pela Secretaria de Saúde neste mês de outubro para ressaltar as mulheres a importância da prevenção do câncer com a realização de exame laboratorial e também o autoexame. “As mulheres não podem sentir vergonha de falar sobre este assunto e deixar de cuidar da própria saúde”.

A campanha Outubro Rosa em Rio Branco do Sul tem o objetivo da detecção precoce e, consequentemente, redução da mortalidade por câncer de mama e do câncer do colo do útero, por meio de exames e acompanhamento médico adequado.